sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Douro Museológicos - Núcleos Museológicos do Concelho de Alijó


Mais uma vez fica aqui o nosso agradecimento ao Gabinete de Arqueologia do Gabinete de Alijó na pessoa do arqueólogo Tiago Gomes pelo sua disponibilidade e material fornecido que se tem revelado uma preciosa ajuda neste projeto. 



Fundação Casa Museu – Maurício Penha

 A Fundação Casa - Museu Maurício Penha é uma instituição de utilidade pública ao serviço das comunidades regionais/locais. Tem uma função activa de dinamização cultural e de divulgação do acervo artístico do seu Fundador – o escultor Maurício Meireles Penha – promovendo na sua sede, ou fora dela exposições. A fundação Casa Museu Maurício Penha apresenta diversas exposições de pintura e de escultura ao longo do ano.
Contactos: 
Rua Fonte da Baixo, 5
5070 Sanfins do Douro
Tel./Fax – 259 686 133
e-mail: cmuseumpenha@mail.telepac.pt




Museu do Pão e Do Vinho

Morada:
Rua Direita
5070 – Favaios


Inserido numa vila que já teve foral e foi sede de concelho, o Museu do Pão e do Vinho de Favaios, encontra-se localizado nas proximidades dos antigos paços do concelho. Recentemente pré-inaugurado, este núcleo museológico pretende fazer a apologia de dois produtos ou riquezas inerentes a esta Vila. O pão de Favaios sobejamente conhecido e com grande representação na vila, fruto das inúmeras padarias a laborarem ao longo de todos estes anos e por outro lado o vinho neste caso específico, o Moscatel de Favaios, conhecido internacionalmente e produzido na Adega Cooperativa de Favaios. O Museu do Pão e do Vinho de Favaios conjuga assim estas duas riquezas locais, propondo-nos fazer uma viagem no tempo aliciante, quer ligado à manufactura do próprio pão, quer do vinho moscatel.


Enoteca - Quinta Avessada

Morada:
Quinta da Avessada, Favaios
5070-265 FAVAIOS
Telefone: 259 949 289
GPS: N 41.2767787 W -7.474658



Situada na região demarcada do Douro, no seio da Aldeia Vinhateira de Favaios, eis que encontramos, circunscrita por vinhas, a Enoteca Quinta da Avessada.
Um local ancestral, onde à muito se produz um dos tesouros mais ricos da Região Duriense. A Enoteca Quinta da Avessada constitui um museu interactivo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho na região do Alto Douro, desde a plantação da videira, passando pelo processo de vinificação, até ao degustar do néctar que bem apelidamos de vinho.




Sem comentários:

Enviar um comentário