segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Geografia do Douro



  O Douro é uma sub-região portuguesa, localizada na Região Norte, constituído pelos concelhos pertencentes ao Distrito de Bragança, ao Distrito de Vila Real, ao Distrito de Viseu e ao Distrito da Guarda. Limita a norte com o Alto Trás-os-Montes, a leste com a Espanha, a sul com a Beira Interior Norte e o Dão-Lafões e a oeste com o Tâmega. Tem uma área de 4 112 km² e uma população de 205 902 habitantes (censos de 2011).

 Compreende 19 concelhos: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

 Este espaço natural acompanha, longitudinalmente, os Rios Douro e Águeda nos seus troços fronteiriços durante mais de 120 km de comprimento abrangendo 4 concelhos: Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. A  Região do Douro tem uma particularidade única: é perfeitamente explícito quando se entra nela. A passagem do granito ao xisto é tão evidente que não só é perceptível fisicamente como emocionalmente.

  E lá está o Rio, correndo ao longo da Região, como uma vara de videira, em que se encrostam ramificações que são os seus afluentes: o Sabor, o Côa, O Tua, o Torto, o Távora, o Pinhão, o Corgo.







      Sem comentários:

      Enviar um comentário